top of page
Stationary photo
Screenshot_20210804-002246_Canva.jpg


 
FILOSOFIA (grego)
 
"Amor ao conhecimento, a sabedoria"

"A filosofia, inova e aplica retrofit no que já é existente melhorando o condicionamento permanentemente"
 

TALES DE MILETO (624 a.C. - 558 a.C) foi um filosofo matemático e astrônomo grego, foi considerado um dos principais representantes da fase da filosofia grega, conhecia como pré-socrática ou cosmológica.


"A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm - ainda a possuem"

Tales de Mileto

-----------------------------------------------------------------

ARISTÓTELES (384 a.C - 322 a. C), foi um influente filósofo grego,  discípulo de Platão, dedicou sua vida ao desenvolvimento  de conceitos fundamentais de ética, lógica, política, e outros que são suados até hoje.

"O prazer do trabalho aperfeiçoa a obra"

Aristóteles

-----------------------------------------------------------------

FRANÇOIS-MARIE AROUET (1699 -1778), pseudônimo VOLTAIRE, foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, historiador e filósofo iluminista francês. Ele defendia a liberdade de ser e pensar diferente.

"Ai dos feitores de traduções literárias que ao traduzir cada palavra,  enfraquecem o sentido! Este é bem o caso em que se pode dizer que a letra mata e o espírito vivifica"

Voltaire

-----------------------------------------------------------------

PLATÃO (427 a.C. - 347 a.C.), foi um filósofo grego da Antiguidade, considerado um dos grandes pensadores da história da filosofia.

"O que o homem pode fazer de melhor para a sua felicidade é por-se em harmonia constante com Deus por meio de súplicas e orações"

"Se lutarmos com fé, estaremos duas vezes armados"
Platão

-----------------------------------------------------------------

SÓCRATES  
 
Ateniense, nasceu por volta dos anos (470 a.C. - 399 a.C), filho de pais humildes, dedicou-se ao estudo da filosofia e à meditação, mesmo sem qualquer recompensa financeira. Mas é difícil falar sobre Sócrates, já que tudo em torno de sua vida é envolvido por mistérios. Não escreveu nada sobre suas idéias e ideais. tudo que se sabe sobre seu pensamento foi transmitido pelos seus discípulos Platão e Xenofontes.
Platão foi responsável por disseminar a imagem de Sócrates como sendo um homem que andava pelas ruas e praças de Atenas, perguntando a cada um sobre idéias e valores que os gregos acreditavam e julgava conhecer.


Sócrates é conhecido por ter se rebelado contra os sofistas, dizendo que esses não eram filósofos. Acusou-os de corromper o espirito dos jovens, ao fazer o erro e a mentira valerem tanto quanto a verdade.

Os sofistas vendiam suas habilidades de oratória para os cidadãos, defendiam a opinião de quem pagasse melhor, introduzindo a ideia de que a verdade nasce do consenso entre os homens.

O filósofo também teceu severa críticas à forma como a democracia ateniense estava implantada, bem como aspectos da cultura grega, crença religiosas e costumes.

Apenas de ter ocupado cargos políticos, chegando, inclusive, a ser convidado para o senado dos quinhentos, suas idéias não foram aceitas pela aristocracia grega.

Passaram a ver o filósofo como uma ameaça ao funcionamento da sociedade grega vigente na época. Os jovens por outro lado, passam a seguir Sócrates, constituindo um grupo de discípulos.

Não demorou muito para que Sócrates fosse acusado de subversão da ordem, corrupção  da juventude e um profanador das crenças gregas. E dessa forma Sócrates foi condenado a beber veneno e ficou preso por cerca de um mês, até sua morte em 399 a.C.

Sócrates conhecido como patrono da filosofia, influencia até hoje o pensamento ocidental. Não deixou nenhuma obra escrita, sendo seus discípulos Platão e Xenofontes responsáveis por difundir seu pensamento.

 
"Sabedoria começa na reflexão"
Sócrates

"Quando admitimos a ignorância, abrimos portas para a sabedoria"
Sócrates

"O mais sábio é aquele que sabe que nada sabe"
Sócrates


"Para se encontrar, pense por si mesmo"
Sócrates

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância"

"Uma vida sem desafios, não vale a penas ser vivida"
Sócrates

"Sócrates pode ter errado no passado, mas não quando refutou a classe aristocrática política que queriam impor a sociedade suas políticas ínfimas e pobres"
Davi Machado
Filósofo e Sociólogo e Teólogo


-----------------------------------------------------------------

Immanuel Kant

Immanuel Kant nasceu em Konisgsberg, na prússia Oriental, então Império Alemão, no dia 22 de abril de 1724. Era filho de um artesão de descendência escocesa. Recebeu uma rígida educação luterana. Frequentou a Universidade de Konisgsberg, onde estudou filosofia e Matemática. Dedicou-se ao ensino vindo a desempenhar as funções de professor na Universidade de Konisberg.

A obra de Kant ponde ser divida em dois períodos fundamentais: o "pré-crítico" e o "crítico" por onde a filosofia dogmática, influenciada por Leibniz e Worlff. 
Kant realiza grandes e importantes estudos nas áreas das ciências naturais e da física de Newton. Entre as obras desde período, destacam-se a "História Universal da Natureza e Teoria do Céu" (1755), onde apresenta a célebre hipótese cosmológica da "nebulosa"  para explicar a origem e evolução do nosso sistema solar. Mostra-se partidário da existência de vida em outros planetas, procura mostrar a Deus e sua existência partindo da beleza do universo.


Somente em 1762, Immanuel Kant começa a manifestar um vivo interesse pelas questões filosoficas, em especial para a crítica das faculdades do home. O segundo período corresponde ao despertar do "sono dogmático" provocado pelo impacto que nele teve a filosofia de Hume. Escreve então obras como a " Critica da Razão Pura" (1781), "Critica da razão Prática" (1781) e a " Critica da Faculdade de Julgar' (1790), nas quais demonstra a impossibilidade de ser construir  um sistema filosófico metafisico antes de ter previamente investigado as formas e os limites das nossas faculdades cognitivas.

Respondendo questões colocadas por Hume, afirmou que todo o conhecimento começa com a experiência. A faculdade de conhecer tem uma função ativa no processo do conhecimento. Este não representa as coisas como são em si mesmas, mas sim como são para nós. A realidade em sí é incognoscível, tal como Deus.  Esta teoria Kant irá permitir a Kant fundamentar o dualismo "coisa que em si" nos é dado conhecer). Esta concepção irá ter profundas repercussões na filosofia até aos nossos dias.

Kant manifestou grande simpatia pelos ideais da Independência Americana e depois da Revolução Francesa. Foi um pacifista convicto. è lendária a forma extremamente regada como vivia. Cona-se que a população de Konisberg acertava os relógios por ele quando passava pelas suas janelas nos seus passeios diários, sempre às 16h30. 

Immanuel Kant, faleceu em Konisbergberg, Alemanaha, no dia 12 de fevereiro de 1804, aos 80 anos de idade.

Suas obras foram:

01 - Pensamentos Sobre o Verdadeiro Valor das Forças Vividas (1749).

02 -  História Universal da Natureza do Céu (1755).

03 - Meditação sobre o otimismo (1759).

04 - A  Falsa Subtileza das Quatro Figuras Silogisticas (1762).

05 - O Único Argumento Possível da Existência de Deus (1763).

06 - Prolegômenos a toda a Metafísica Futura (1783).

07 - Fundamentação Metafísica dos Costumes (1785).

08 - Crítica da Razão Prática (1788).

09 - Crítica da Faculdade de Julgar (1790).

10 - A Religião nos Limites da Simples Razão (1793).

11 - À Paz Perpétua (1795).

"Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço"

Imamanuel Kant

É minha fé na Bíblia que me serviu de guia em minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avance, mais será empregada a Bíblia.

Immanuel Kant


"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele"

Immanuel Kant


"A missão supremo do homem é saber o que precisa para ser homem"

Immanuel Kant

bottom of page